Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil concluiu, em Washington DC, o curso “The Theory and Operation of a Modern National Economy”

Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil concluiu, em Washington DC, o curso The Theory and Operation of a Modern National Economy”: o Programa Minerva realizado pelo Institute of Brazilian Business and Public Management Issues na George Washington University.

 Roque Luiz Wandenkolk participou do processo seletivo realizado pela ESAF e pelo Diretor do Programa Minerva Dr. James Ferrer Jr. alcançando o segundo lugar na classificação geral dos servidores de carreira do Ministério da Fazenda, no início de 2010, para o curso do segundo semestre do mesmo ano.

 Bacharel em Ciências Econômicas e Sociais pela UERJ e em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ, é ex Oficial de Marinha oriundo da Escola Naval com habilitação em Eletrônica, realizou pós-graduação em Direito Público e em Gestão da Administração Pública entre outras. Encontrou no Programa Minerva uma oportunidade sem igual de qualificação profissional e acadêmica.

 Desde 1994, o Programa Minerva é desenvolvido pelo Institute of Brazilian Business and Public Management Issues at The George Washington University, oferece oportunidade aos servidores públicos brasileiros de potencializar seus conhecimentos na área de Economia Internacional.

Os participantes têm a oportunidade de estudar as teorias e os conceitos relacionados à economia global. Esse curso se destaca por propiciar a elevação dos padrões de eficiência do setor público brasileiro, frente aos impactos da globalização econômica e, conseqüentemente, melhorando o desempenho da arrecadação e da eficiência dos órgãos da Secretaria da Receita Federal como um todo.

 O curso se diferencia dos existentes no Brasil por configurar um instrumento de capacitação profissional, com uma carga de aulas e atividades de 750 horas, conjugando a experiência teórica com a visão direta de uma forte economia de mercado, os participantes do curso foram recebidos na Embaixada do Brasil nos EUA e visitaram instituições internacionais tais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Federal Reserve (Banco Central Americano), a Organização das Nações Unidas (ONU), Banco Interamericano de Desenvolvimento BID, o JP Morgan, o Arnold & Porter, o Banco Mundial, Departamentos do governo americano entre outros, retornando ao Brasil conscientes de que a função pública é um veículo de bons serviços que devem ser prestados à sociedade.

A participação em ações de capacitação que possibilitam a aprendizagem de modernas técnicas de administração pública, como no curso Theory and Operation of a Modern National Economy,  permite a profissionais brasileiros a aquisição de conhecimentos e o acesso a experiências de um país que tem ampla vivência no campo da regulação de serviços públicos.

Foram requisitos para conclusão do curso a apresentação oral, em língua Inglesa, de um estudo na área de interesse do órgão, razão por que o participante desenvolveu o tema: “The impact of an economic crisis on public sector revenues, policies and development.” Tratando de tributação, receitas e despesas do governo, de política fiscal, política monetária e cambial, além de estudar os pontos necessários para promover o desenvolvimento econômico do País.

Roque Luiz Wandenkolk orienta a todos os integrantes da Carreira de Auditoria que procurem se aperfeiçoar por meio de cursos, treinamentos e pós-graduações para melhor desempenho das funções na SRFB e, também, maior motivação, bem como satisfação pessoal que se refletirão na qualidade das atividades profissionais e, no desempenho do órgão e, acima de tudo, na prestação do serviço público. Observa que muitos chegam no fim da carreira sem um mestrado ou doutorado. Nesse ponto o órgão perde muito em qualidade, afastando-se, brutalmente, da excelência que deve ser buscada.

 

 Roque Luiz Wandenkolk recebendo Certificado do Diretor do Programa Dr. James Ferrer Jr.

 

The George Washington University

Institute of Brazilian Business and Public Management Issues

XXVIII Minerva Program – Fall 2010

The Theory and Operation of a Modern National Economy

Fonte: SINDIRECEITA-AM com informações de Roque Luiz Wandenkolk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *