Sindicatos da Receita travam guerra de representação

BRASÍLIA – As entidades que respondem pelos servidores da Receita Federal travam uma briga em torno da representação. O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita (Sindifisco Nacional) propõe nesta tarde ação à Justiça do Trabalho, na qual pede que o Sindicato Nacional da Carreira Auditoria da Receita Federal do Brasil (Sindireceita ) deixe de usar este nome, recém adotado. Além disso, cobra indenização por danos morais. O argumento é que o Sindireceita tenta assumir o lugar de porta-voz dos auditores fiscais.

A carreira auditoria é composta pelos cargos de auditor e analista fiscal. O Sindifisco está registrado no Ministério do Trabalho como representante dos auditores. Já o Sindireceita, que antes se chamava Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, alterou recentemente a sua nomenclatura. Para o presidente do Sindifisco, Pedro Delarue, a alteração dá a “falsa ideia” de que os auditores estão sob outro guarda-chuva.

– É um golpe. A representação sindical é única e já existe um sindicato dos auditores, que é o Sindifisco – reclama .

A ação pede liminar para que o Sindireceita seja proibido de adotar o nome atual ou obrigado a registrá-lo no Ministério do Trabalho, o que, na avaliação de Delarue, também resultaria em veto. O valor da indenização, pelo suposto uso indevido do nome, deverá ser calculado pelo juiz, caso a ação prospere.

A assessoria do Sindreceita informou que seguiu todos os procedimentos legais e previstos pelo Ministério do Trabalho para alteração do nome, por isso não está preocupada com ação do Sindifisco.

Fonte: Jornal O globo – Plantão | Publicada em 30/08/2010 às 15h43m

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.